Você sabe o que é Mindfulness?

Mindfulness, ou mente aberta, se trata da atenção plena, ou seja, é a capacidade de focar cem por cento no momento atual, não se atendo a qualquer distração. Parece difícil, mas não é. Assim como a atividade física, a nossa mente também precisa ser treinada constantemente. Conseguir uma atenção plena é uma questão de prática e perseverança.
A partir do momento que aprendemos a lidar com nossas emoções fica mais fácil controla-las e assim ter uma boa convivência no ambiente de trabalho. Através de exercícios de meditação, primeiro se aprende a prestar atenção na sua respiração e depois parte-se para o autoconhecimento e autocontrole. Dominando esses três pontos você se torna apto a ter uma maior empatia, base da inteligência emocional, e a ser um melhor líder, com mais compaixão.
O mindfulness não está necessariamente atrelado ao espiritual. São inúmeras pesquisas, especialmente de universidade norte-americanas, falando sobre os benefícios da meditação, como redução do estresse, melhora do foco e aumento da imunidade. Se as empresas começassem a prestar atenção nisso veriam como reduziriam seus gastos e aumentariam exponencialmente seus lucros, pois funcionários mais empáticos certamente trabalham melhor. O investimento necessário para isso é de dez a quinze minutos por dia, ou seja, de dois a três por cento da jornada diária de trabalho. É muito pouco para tanto retorno.
Os benefícios para o corpo e mente são sentidos em todo o coletivo. O praticante da atenção plena melhora o relacionamento consigo mesmo e consequentemente com os outros. A partir do momento que somos responsáveis pela nossa própria paz conseguimos transmitir paz aos demais. Isso aliado à capacidade de se colocar no lugar do outro é muito positivo. Mas, para tudo isso funcionar é preciso treino e dedicação. É preciso também encontrar um fator motivador para que a meditação não seja um fardo, mas sim uma fonte de plenitude.

Deixe seu Comentário

Compartilhe nas Redes Sociais
Mentoring

Transformações ocorrem na sociedade a cada segundo e eu acredito que preparando as pessoas, teremos um mundo muito melhor no futuro.

© 2018 - Paulo Ibri - Todos os Direitos Reservados.